Apertar da Hora


A CAVERNA:

Jandaíra está situada geologicamente na chamada Formação Jandaíra, no extremo nordeste do país, uma placa de calcário que se estende desde o agreste potiguar, passando pelo oeste do estado e termina na cidade de Limoeiro do Norte no estado do Ceará. Na região agreste, a cidade que abriga mais cavernas é Jandaíra, destacada por uma importante caverna, denominada Apertar da Hora. A gruta, por sua vez, é considerada de alta relevância por seus traços culturais e religiosos que a cidade atribui a cavidade.
Com histórias impactantes, como a do “caçador que ficou preso em suas entranhas e uma onça bloqueando a passagem e a dos moradores que batizarão uma estalagmite com o nome de uma santa”, são as essências de tamanha fascinação dos moradores pela caverna.

FOTO: Solon Almeida Netto



Apertar da Hora, foi mapeada pela SEP - Sociedade Espeleológica Potiguar e pela base de dados do CECAV/RN - Centro Nacional de Pesquisas e Conservação de Cavernas, ambos defendem a importâncias da caverna para sociedade e equilíbrio biológico da região, pelo fato de abrigar a maior colônia de morcegos hematófagos da Região Agreste.
Sua topografia acusa entre 290 e 300 metros de desenvolvimento, sendo que a mesma é dividida em duas áreas de exploração, o "salão da santa" e o "abismo dos morcegos", esse quase nunca explorado pela população, pois, seu acesso só pode ser feito por um lance vertical de 6 metros de profundidade. Assim, deixando-a mais preservada do que os demais condutos.



PROBLEMAS:

Como todas as outras cavernas em contato com o homem, o ambiente cavernícola sofre diversas interferências que as prejudicam, entre elas destacam-se: Lixo, pichação, quebra de espeleotemas e a degradação dos seres bióticos inseridos no ambiente.
Os grades responsáveis por tamanha degradação é a própria população leiga, que por vez não tem nem um acesso que as disponha conhecimento sobre a importância de preservar esse tipo de ambiente, deixando-as neutras de possíveis acusações.

POSSÍVEIS SOLUÇÕES:

A solução mais cabível defendida pelos ambientalista locais, é a criação de uma APP - Área de Proteção Permanente ou a criação de um parque municipal e/ou estadual, com a produção de um plano de manejo e a execução do mesmo, os trabalhos a serem desenvolvidos se diversificaria, criando possibilidades maiores da proteção permanente de toda a érea do "parque".
Com a criação desse espaço, não só as cavidades naturais seriam protegidas e sim todo seu entorno, com isso, a fauna e flora da região teria um espaço para multiplicar-se, já que esses recursos encontra-se ameaçados na cidade de Jandaíra. É muito trabalho a ser feito e que arrasta-se lentamente, mas, acredita-se que com a ajuda da população, os efeitos logo seriam vistos.


Proposta de Delimitações do Parque







Um comentário: