Trapiá, maior caverna já mapeada no RN
![]() |
Foto: http://terrasubespeleo.blogspot.com/ |
_________________________________________________________________________________
Mineração em Jandaíra/RN
Em outubro houve uma infeliz constatação na região do Lajedo do Apertar da Hora, em Jandaíra, município localizado na porção agreste do Rio Grande do Norte, posto que se voltou a identificar, ali, o avanço da lavra clandestina de calcário em áreas de influência de inúmeras cavernas. O conflito ambiental envolvendo cavidades naturais subterrâneas e a extração de rocha calcária em Jandaíra é bastante antigo, mas, cada vez mais, toma contorno pior, pois, nos últimos anos percebe-se que se aproxima essa mineração dos corpos cavernícolas. Pela técnica rudimentar empregada, o material é removido somente em sua capa mais superficial, destinando-se os blocos à calcinação em fornos rústicos, que queimam a pedra muitas vezes, inclusive, valendo-se da lenha advinda da mata nativa. O quadro importa, assim, num cenário de macro destruição ambiental que está profundamente imbricado às atividades econômicas que se desenvolvem na região. O mais difícil de combater nesse tipo de atividade é que ela está totalmente a margem da legalidade, ausente qualquer procedimento oficial, posto que praticamente todas as etapas do processo ocorrem de modo clandestino. As agressões são as mais diversas, faltando desde a regulamentação da mão-de-obra até o mínimo cumprimento da legislação ambiental, onde se insere o problema relativo às grutas.
Na específica área onde se detectou o risco iminente, o Lajedo do Apertar da Hora, estão algumas das mais importantes cavernas do leste potiguar, destacando a homônima gruta do Apertar da Hora, uma das mais interessantes cavidades naturais cadastradas na região. A lavra chegou a menos de cinquenta metros da entrada dessa gruta e ameaça ainda outras como a Fugitivos, Zé Galego II, Canyon e o Abismo Jandaíra. Foram abertos acessos na mata virgem e removida uma parcela significativa da vegetação da camada rochosa do afloramento calcário onde se encaixam essas estruturas espeleológicas.
Texto: Sociedade Espeleológica Potiguar
Foto: Solon Almeida Netto
________________________________________________________________________
Campanha de Mapeamento no Ô´loco Jandaíra/RN
Nesse Final de semana o grupo Cavernature junto a Sociedade Espeleológica Potiguar realizou mais uma expedição as cavidades de Jandairense com o intuito de mapear a gruta do Ô´loco e a gruta do Kanyon e fotografar ambas as cavernas. Mas ouve um obstáculo em nosso caminho, a caverna do Ô´loco foi totalmente mapeada e fotografada, mas só foi possível a entrada na caverna por apenas uma de suas duas entradas, pois uma das, que é buraco das abelhas, nome dado por nós exploradores estava de fato impossibilitado o acesso justamente por causa das abelhas que estavam muito ativas, já a gruta do Kanyon não foi possível por causa da grande quantidade de colméias ativas de abelhas extremamente agressivas. No entanto foi realizado um excelente trabalho nesse final de semana.
Fotos: José Ayrton
____________________________________________________________________________________________________________
Novas Cavernas Encontradas e Mapeadas em Jandaíra/RN