terça-feira, 25 de janeiro de 2011

História

O homem das cavernas

É difícil contar a história da humanidade sem se deparar com as cavernas. Inicialmente temos o exemplo dos homens pré-históricos, que utilizavam as grutas como abrigo ou local para os seus rituais. Essa tradição teve ampla distribuição no passado, podendo ser comprovada em vários locais do Brasil e do mundo. Aliás, essa é outra característica das cavernas: conseguir preservar os vestígios nela deixados. A arte rupestre e as manifestações das civilizações antigas podem ser hoje admiradas e estudadas graças à proteção das grutas contra a ação do tempo. O mesmo fenômeno explica a preservação de fósseis da fauna extinta, que encontraram no mundo subterrâneo o local perfeito para se conservarem.

O surgimento do Grupo Cavernature

O grupo foi criado no dia 16 de junho de 2010 com o intuito de preservar as cavernas da cidade de Jandaíra, Rio Grande do Norte. Representou a iniciativa dos jovens, José Ayrton, Jan Pierre, Denilson e Hyurann. Começaram, daí, os primeiros passos de uma batalha ambiental na cidade de Jandaíra, inspirados no professor Roberto Aguiar, que os levou ao encontro do mundo espeleológico, ao mesmo tempo em que, profundamente, influenciou a criação do Cavernature.
O trabalho é baseado em conceitos ambientais, objetivando a importância de preservar e protege as cavernas das intolerâncias humanas. Assim, buscando associar as grutas às pessoas que estão somente em contato com o meio urbano, o que se pretende é estabelecer, acima de tudo, o respeito ambiental por esses valiosos bens naturais.
O Cavernature é composto por quatorze jovens aventureiros, que com a vontade de ir além buscam o reconhecimento da sociedade em que vivem por seus trabalhos.

Um comentário: