quinta-feira, 20 de outubro de 2011

A verdadeira face do Descaso em Jandaíra RN

No ultimo dia 26 de Agosto, o grupo Cavernature relatou o descaso que estava ocorrendo na Gruta do Olho d’ água o Mamédio, onde Kites do Programa Nacional Brasil Sorridente foram jogados em um lugar de difícil acesso na cavidade.
Procuramos a secretaria de Saúde de Jandaíra para nos darem esclarecimentos, a resposta que tivemos foi que o material encontrado pelo grupo não pertencia a cidade e que provavelmente pertencia algum município vizinho, informaram também que já haviam enviado dois oficios à Regional de Saúde.
Nada foi feito e o grupo resolveu ir novamente à caverna, dessa vez entramos na cavidade e constatamos um crime ambiental de maiores proporções, além dos Kites, havia também diversos materiais hospitalar e usados, como: seringas, equipamento de aplicação de soro fisiológico, diversos envelopes de comprimidos, entre outros diversos medicamentos (Genéricos).
Além da grande quantidade de lixo hospitalar encontrado, também um documento já em péssimas condições por causa da caverna ser muito úmida, constando o nome da prefeitura municipal de Jandaíra. Mais uma vez recorremos à prefeitura que rapidamente se comprometeu a solucionar o problema já que tínhamos provas para denunciar aos órgãos competentes.
Foi feito o acordo de que a prefeitura limparia a cavidade e faria uma avaliação do solo e da água para vê se a caverna esta contaminada com algum componente químico. No entanto não deixamos de lado a importância de comunicarmos ao CECAV sobre o ocorrido.






3 comentários:

  1. Prof° Marcos Martins21 de outubro de 2011 às 09:16

    Se a culpa por esta sujeira é realmente da atual gestão da Prefeitura Municipal de Jandaíra,o mínimo que devem fazer para se desculparem desse crime ambiental é providenciar a limpeza e a análise de constatação de contaminação como prometeram.Isso deve ser feito,que tenha ou não culpa pela evidente poluição. Acredito que esse não nem o momento de procurar e indicar culpados,o registro por imagens já comprova o descaso em si,mas agora, é hora do grupo CAVERNATURE buscar parceria com a gestão pública e iniciativas privada para a limpeza imediata e eventual descontaminação desta Caverna.Depois,que os culpados sejam identificados e a justiça aplique as penalidades previstas em lei, sejam elas quais forem.Só assim absurdos como estes serão cuidadosamente evitados.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Pois é!!! A limpeza já foi feita falta eles só fazerem as análises, vamos ficar nos "pés deles"

    ResponderExcluir