quarta-feira, 19 de março de 2014

A Origem

Há tempos que passos são dados nas terras jandairense em busca de algo que surpreendesse a mente dos homens, que desde muito tempo atrás partiam de Lajes do Cabugi buscando a brisa do litoral. Deparar-se com aquelas terras esquecidas e cheias de mistérios instigaram os primeiros tropeiros a pararem por aquelas veredas e se sentar debaixo da sombra daquelas arvores caducas com a certeza de que algo maior habitava aquele chão seco e medonho.
Com o passar dos tempos, desbravar o local era essencial parar conhecer onde exatamente seus pés cansados haviam achado o terreno frio, a sombra do juazeiro que suas pobres e pensativas almas escolheram repousar. Os anos foram passando e mais pessoas parando, para matar a sede, cumprimentar-se, prosear e morar nas terras ricas da caça, da mata e de um punhado de histórias que ainda eram desconhecidas, um lugar escondido de todos, o submundo que calado se expandia a cada gota de chuva, nos tênues aguaceiros daqueles sertões.

No momento mais obsoleto das matas e da esperança, homens já cansados de procurar a motivação que os fizessem ficar, perambulando mais uma vez entre os espinhos exauridos da caatinga, deparam com os místicos paredões, fendas e lapas que jamais teriam sido encontradas se não fora a vontade dos primeiros questionadores, ou melhor, os primeiros exploradores de cavernas da antiga Jandaíra, que hoje está guardada na lembrança dos anciões e dos que já foram pra lá das fronteiras dessa vida. Mas que renasce das entranhas da rocha, onde os mesmos caboclos de outrora desciam para matar sua sede física e espiritual, em busca dos questionamentos da vida cansada de se viver no sertão árduo. Assim desperta os explores de cavernas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário