segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

A descoberta do conduto do riacho subterrâneo


Após dias de explorações na caverna do Kanyon, em fim encontramos a tão procurada conexão com o patamar superior da caverna. Foram dias a fim, lutando e se esgueirando pelos rochedos e paredões tenebrosos do lajedo do Aperta da Hora sem nunca encontrarmos nada, voltando para cada com uma tristeza profunda e uma inconformidade de ter que acreditar que o conduto não existia. Mesmo vendo no alto de um salão com seus 20 metros de altura, um artificioso escorrimento que nos deixava viva a certeza de uma provável continuação.
Mas, como todos os grandes achados da humanidade surge por meio de acidentes corriqueiros, este não poderia ser diferente! Em mais uma tarde na busca pelo conduto que nos levaria ao nível superior, e entupindo-se em passagens arriscadas onde não nos levava a nada, deparamo-nos com um velho “buraco” que todos os dias passávamos por ele e nada nos desconfiava justamente pela sua pequena e aparente entrada.
Como estávamos frustrados de nada ter encontrado, perguntei a João, um dos membros que compunha a descoberta, se ele gostaria de adentrar a pequena caverna e verificar se a mesma seguia. Assim consolidando-se, segundos depois de sua entrada, ouvi de fora da caverna gritos de alegria do meu parceiro, onde suas palavras ecoaram pelas galerias outrora inexploradas: “A caverna segue”. Rapidamente, preparamo-nos para a decida, a entrada ficou pequena para tantos que queriam se encantar com as artificiosas feições do lugar, rapidamente preparamos o material de iluminação e seguimos até onde nosso amigo nos esperava para continuar a exploração. Em poucos instantes, lá estávamos, no alto do salão do Kanyon, onde tanto sonhávamos estar, descobrimos que o conduto se tratava de um riacho subterrâneo com uma queda d’água que deu origem ao belo escorrimento.
Lá de cima, vimos vários outros condutos que provavelmente darão acesso a outros mundos dentro da Caverna do Kanyon, mundos esses que ficarão por mais dezenas ou até centenas de anos guardados pela majestosa natureza, onde a própria cuidou em criar entre nós e as possíveis continuações um grande abismo, que nem mesmo os mais experientes escaladores atrevem-se em desbrava-lo, nos deixando com uma súbita vontade de saber o que se esconde depois das paredes daquele lugar.
Com a descoberta, o Kanyon passa a ser a maior caverna de Jandaíra e da região do Mato Grande, Agreste do Rio Grande do Norte, tomando o lugar de sua vizinha, o Apertar da Hora. A caverna também passa a ser uma das mais belas do RN, com suas feições rochosas e seus labirintos, apenas os mais apaixonados espeleólogos saberão adentra-la. 





Um comentário:

  1. Boa tarde senhores, gostaria de um contato de vocês.
    Por favor, encaminhar para o e-mail lazaro_lhammas@hotmail.com
    Obrigado!

    ResponderExcluir