sábado, 5 de maio de 2012

Os Conflitos Encontrados Pela Espeleologia Jandairense



 Por Jan Pierre Martins

Hoje em Jandaíra a maior vilã das áreas carste é a produção da cal , que mesmo sendo uma atividade que não compensa as necessidades de vida humana, ainda sobrevive sorrateiramente em pequenas clareiras em meio a caatinga.
A atividade requer duas matérias primas essenciais, que hoje é ate uma falta de respeito ao planeta terra adquiri-las, que são: a rocha calcária e a madeira nativa, muitas vezes de retiradas ilegais, isso, para que dê início a toda base da produção.
Também há outro problema, que é a pecuária, que faz com que os fazendeiros obstrua dolinas, fendas, abrigos e claraboias para evitar que seus animais não caiam nas cavernas dando-os prejuízos rotineiros.  Em fim, o nosso grupo vem recebendo vários elogios, mais também críticas por está combatendo essas irregularidades por meio de denúncias, não sabendo eles da importância de uma cavidade para o ciclo de vida natural.
Mas esses conceitos que hoje estão diferenciados, esperamos se padronizar para a melhor convivência do ser humano com o mundo cavernícola e os grupos espeleológicos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário