domingo, 13 de maio de 2012

A Seca no Sertão em Contraste com as Cavernas

Por Jan Pierre
    Dentre os muitos aspectos apresentados pela Região Nordeste o que mais se destaca é a seca, causada pela escassez de chuvas, proporcionando angustia e fome nos sertanejos.
A partir dessa temática é importante entender quais são os fatores que determinam o clima da região, especialmente na sub-região do sertão, região que mais sofre com a seca.

O Sertão nordestino apresenta as menores incidências de chuvas, isso em âmbito nacional. A restrita presença de chuva nessa área é causada basicamente pelo tipo de massa de ar aliado ao relevo, esse muitas vezes impede que massas de ar quentes e úmidas ajam sobre o local causando chuvas.

No sul do Sertão ocorrem, raramente, chuvas entre outubro e março, essas são provenientes da ação de frentes frias com característica polar que se apresentam e agem no sudeste. As outras áreas do Sertão têm suas chuvas provocadas pelos ventos alísios vindos do hemisfério norte.
No Sertão, as chuvas se apresentam entre dezembro e abril, no entanto, em determinados anos isso não acontece, ocasionando um longo período sem chuvas, originando assim, a seca.
As secas prolongadas no Sertão Nordestino são oriundas, muitas vezes, da elevação da temperatura das águas do Oceano Pacífico, esse aquecimento é denominado pela classe cientifica de El Ninho, nos anos em que esse fenômeno ocorre o Sertão sofre com a intensa seca.
A longa estiagem provoca uma série de prejuízos aos agricultores, como perda de plantações e animais, a falta de produtividade causada pela seca provoca a fome do povo que lida diretamente com a agricultura.

Mas... Como ficam as cavernas em meio tanta escassez de chuva? Se é exatamente as chuvas que influi para o desenvolvimento físico e equilíbrio biológico da cavidade? Essa era uma pergunta que eu estava fazendo até hoje pela manhã. Partimos logo cedo para as cavernas, a equipe era: Eu (Jan Pierre), Iara Alves, João Aguiar, Pedro Aguiar, Moises Dantas, Ana Flávia (a aninha) e entre outros convidados, fomos como uma grande caravana para a gruta do Apertar da Hora, ao chegarmos lá, deparamos com um fluxo de água constante nas entranhas da caverna e vários animais utilizando o pequeno córrego para saciar sua sede.
Em fim, enquanto o Sol, queima na superfície a menor esperança de água na caatinga desse grande sertão, os mais espertos animais que rastejam ou voam por essas terras, buscam em cavernas como essa para manterem-se vivos.
E ainda, a povos que questionem a importância de uma caverna para prosperidade da vida neste planeta.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário